top of page

O que é cirurgia ortognática?

O procedimento é indicado para corrigir o posicionamento e alterações de crescimento dos maxilares.

Portanto, a cirurgia ortognática tem como finalidade restaurar a harmonia facial, a função mastigatória e melhorar a respiração. Ficou interessado pelo assunto? Então leia o nosso artigo para saber mais sobre cirurgia ortognática.

Quem deve fazer a cirurgia ortognática?

convênio médico cobertura cirurgia

Cirurgia Ortognáica

O primeiro passo é procurar um dentista especialista Bucomaxilo Facial para fazer os exames necessários e dar o diagnóstico correto ao paciente. Várias avaliações são feitas para um planejamento correto e um tratamento eficaz.

A posição desfavorável da mandíbula é conhecida tecnicamente como anomalia dentofacial e causa distúrbios da mastigação, articulações e até na respiração. Além disso, a anomalia afeta a estética facial, provocando baixa autoestima.

cirurgião bucomaxolo facial

Após as avaliações, o especialista indica a cirurgia ortognática para pacientes que apresentem vários tipos de anomalias ósseas. Geralmente, a técnica é mais utilizada em adultos. Quando são crianças, o método para a correção do problema muitas vezes consiste na utilização de aparelhos ortodônticos e ortopédicos. O uso dos equipamentos geralmente normaliza o processo de crescimento da face.

Já para os adultos os aparelhos não são suficientes, porque o desenvolvimento da face já se encerrou e a única maneira de corrigir a anomalia é por meio da cirurgia ortognática.

Quais são os tipos de cirurgias ortognáticas recomendadas para a correção óssea dos maxilares?

O tipo de cirurgia vai depender muito do problema do paciente. O que define a técnica é a posição do maxilar e dos dentes. Em alguns casos, é possível que o cirurgião recomenda a realização de dois tipos de procedimentos:

ortognática classe 2

Cirurgia Ortognática Classe 2:
É realizada quando o maxilar de cima fica muito à frente dos dentes de baixo.

ortognática classe 3

Cirurgia Ortognática Classe 3:
Quando os dentes de baixo ficam muito à frente dos do maxilar de cima, o cirurgião recomenda essa técnica para corrigir problemas.

mordida aberta

Cirurgia Ortognática Mordida Aberta:
 Ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores, a boca não fecha bem.

ortognática assimetria

Cirurgia Ortognática Assimetria
 O procedimento é indicado devido a problemas no desenvolvimento facial. Melhorando funções mastigatórias e deixando um rosto mais bonito e harmônico.

cirurgia gengival

Cirurgia Ortognática Gengival
 Exposição exagerada da parte da gengiva superior, motivo de desconforto estético por comprometer a harmonia e simetria facial.

Esse tipo de cirurgia é realizada em pessoas a partir dos 18 anos, porque os ossos já estão desenvolvidos. Entretanto, em alguns casos, quando as alterações são bem evidentes na criança ou adolescente, afetando o estado psicológico e estético, o médico recomenda fazer uma primeira correção na infância e uma segunda após a estabilização do crescimento dos ossos da face.

Como é feita a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática não é realizada de uma hora para outra. É necessário que o paciente use aparelhos ortodônticos preparando para a cirurgia, o tempo de preparo vai depender de cada caso. O uso é necessário para corrigir o posicionamento dos dentes.

Trabalhamos com fluxo 100% digital. Na cirurgia ortognática, essa tecnologia possibilita a reprodução orofacial exata do paciente em 3D, permitindo a simulação virtual e o planejamento de todas as etapas do procedimento.

Além de controle, precisão e segurança, com o fluxo digital também é possível vislumbrar uma prévia de como irá ficar o rosto e o sorriso do paciente após a realização da cirurgia ortognática.

planejamento virtual cirurgia ortognatica
cirurgia ortognatica

Durante o procedimento, o cirurgião responsável corta o osso e o fixa em um outra posição, utilizando estruturas de titânio. É desta maneira que a mandíbula é reposicionada, melhorando a funcionalidade de mastigação e articulações.

Após terminar a cirurgia, o paciente pode retornar para casa depois de 24 horas. Entretanto, a recuperação total da cirurgia ortognática dura entre 6 a 12 meses. O médico receita remédios analgésicos para aliviar as dores e outras orientações, como ficar de repouso durante duas semanas; alimentação líquida ou pastosa durante alguns dias, evitar esforços; fazer fisioterapia e drenagem linfática.

Você está à procura de um especialista para fazer a sua cirurgia ortognática? O Instituto Ortognática & ATM tem os melhores do mercado.

Os cirurgiões Bucomaxilo facial integrados ao Instituto Ortognática e ATM são os melhores do mercado e dispõem de tecnologia de ponta para corrigir a sua mordida e reposicionar o seu maxilar.

Para uma cirurgia ortognática perfeita busque a garantia do nosso instituto.

bottom of page